O Caixeiro Viajante

O Caixeiro Viajante
Zwei Arts

O CAIXEIRO VIAJANTE

Caixeiro Viajante é uma proposta da Casa Contemporânea que surge devido aos desdobramentos das atividades voltadas ao universo do livro de artista e com o objetivo de percorrer outros espaços e eventos.

O Caixieiro Viajante é um dispositivo expositivo móvel que consiste em doze módulos em madeira com três tamanhos diferentes, articuláveis ou não, dispostos em torno de uma estrutura metálica. Seu projeto levou em conta a facilidade para transporte e montagem/desmontagem aliada a durabilidade dos materiais utilizados.

Seu aspecto remete à uma árvore com seus galhos-caixas onde estão acondicionados os livros de artista como frutos que podem ser “colhidos” pelos visitantes e serem saboreados em sua beleza e criatividade.

Criado com a intenção de ativar espaços e públicos distintos, sua inauguração aconteceu nas dependências da Casa Contemporânea em dezembro de 2019, quando completamos 10 anos de atividade. Dessa forma, consolida-se como um espaço dedicado ao diálogo interdisciplinar de arte contemporânea. Podendo ser considerado uma linguagem, o livro de artista e seus desdobramentos encontram abrigo nesse espaço que, desde 2010 realizou diversas exposições, ciclo de palestras, conversas com artistas e pesquisadores especialistas no assunto, e abriga o recente Núcleo de Livro de Artista, formado por profissionais que desenvolvem oficinas, cursos e outras atividades

focadas na produção, reflexão e difusão do livro de artista (nucleodelivrosdear.wixsite.com). Criado como consequência dos últimos 5 anos da atuação ativa do Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos, cujas ações culturais, educativas e artísticas coordenadas por Fabiola Notari em parceria com a Casa Contemporânea validam a construção desse projeto.

Artistas participantes: Augusto Sampaio, Fabiola Notari, Leonor Decourt, Lídice Salgot, Lilian Arbex, Lucimar Bello, Marcia Gadioli, Marcia Rosenberger, Marisa Garcia de Sousa, Margarida Holler, Rita Balduino e Irene Guerreiro.

Projeto: Arquiteto Marcelo Salles
Realização: Casa Contemporânea
Apoio: Núcleo de Livros de Artista
Vídeo e Edição: Vitor Bossa
Produção: Marcia Gadioli
Divulgação: Daniel Banin

Patrocínio:

blank