Comunidade de afeto – Prática de ateliê como um exercício de caminhada conjunta

Comunidade de afeto – Prática de ateliê como um exercício de caminhada conjunta
Zwei Arts

curso

Comunidade de afeto – Prática de ateliê como um exercício de caminhada conjunta, com Bel Falleiros e Renata Cruz

Curso oferecido em Português (BR) e Espanhol.
Visualizar a página em Espanhol

Este curso on-line se propõe a levantar questões centrais da prática de ateliê das artistas e suas implicações no âmbito pessoal e coletivo.

Juntos iremos trabalhar em exercícios para o desenvolvimento da autonomia do trabalho prático, pensar as escolhas necessárias para definir quais são as referências e colaboradores com quem escolhemos construir nossa trajetória artística.

Em nosso último encontro trabalharemos coletivamente (virtual e presencialmente) para materializar nossas reflexões e exercícios desenvolvidos ao longo do curso no espaço expositivo da Casa Contemporânea.

O resultado final ficará aberto à visitação durante o mês de julho de 2021

Artistas proponentes: Bel Falleiros e Renata Cruz

Público-alvo: Pessoas interessadas na construção de um projeto poético pessoal.
Faixa etária:
 a partir de 18 anos.

15 Encontros On-line via Zoom Meetings*

+ 1 Encontro de Conclusão com experimentação no espaço expositivo da Casa Contemporânea.

*Link para as reuniões é enviado mediante inscrição.

Datas e horário: 11 de março a 24 de junho de 2021 | Encontros Virtuais toda quinta-feira, das 19h às 21h
+ 3 de julho | Encerramento do curso e montagem no espaço (presencial e virtual) no sábado, das 11h às 14h

Período expositivo do projeto de fim de curso: 3 a 31 de julho de 2021

Cronograma de encontros e estudos:
1 e 2 – Mapear intenção: Qual o eixo do meu trabalho? Com quem eu ando?
3 e 4 – Preparar para acessar: Como cuidar do corpo e da mente para o trabalho de ateliê?
5 e 6 – Construção a partir do possível: urgência e essência
7 e 8 – Vozes a serem silenciadas, que atrapalham a caminhada
9 e 10 – Arte x ética x cura: Qual a comunidade interna e ao seu redor?
11 – Ateliê expandido: Como cultivar esse espaço de troca e acesso?
12 e 13 – Construção de mundo-santuários e rituais; Quais mundos você precisa construir? Por que? A que serve este lugar? A quem serve?
14 e 15 – Trajetória: corpo/tempo/permanência/fragmentos/memória: A prática artística, como dilatar o tempo. Trabalho como jornada.

+ Encontro Conclusão com experimentação no espaço expositivo da Casa Contemporânea – O que fica? Como construir permanência? Para além da arte: Com quem você quer falar?

Carga horária total: 35 horas | 2 horas por encontro + 4 horas de encontro final

Material mínimo necessário: diários e cadernos pessoais, papéis, lápis, caneta e um pacote de argila (qualquer variedade, mínimo 1kg).
Equipamento básico necessário: Acesso à Internet, computador ou celular com câmera e microfone

Investimento e formas de pagamento: 6 parcelas de R$ 300,00 (de março a agosto de 2021)
Ou Parcela Única à vista com 5% desconto.
Aceitamos transferências via PIX.

Bolsas de Estudo: 4 bolsas direcionadas à artistas com demarcadores sociais não privilegiados e baixa renda financeira | 2 Bolsas Integrais + 2 Bolsas com 50% de desc.

Clique aqui e faça sua inscrição ou ligue para o telefone (11) 2337-3015

Para se inscrever às vagas de Bolsa de Estudo, preencha o Formulário acima indicando interesse e envie seu portfólio + carta de apresentação para o e-mail contato@casacontemporanea370.com com o assunto “Comunidade de Afeto – Bolsa de Estudo – Seu Nome” até dia 27/02/2021.

blank

Sobre Bel Falleiros e Renata Cruz

Bel Falleiros

São Paulo, SP, 1983.
Vive e trabalha em Nova York.

Sua pesquisa se funda na relação da terra com a identidade dos lugares, usando a caminhada e a escuta como ferramenta fundamental.  Caminhada é centro dos projetos Sobre Ruínas, Memórias e Monumentos na CAIXA Cultural São Paulo, residência no Instituto Sacatar, Bahia (2014) e no Parque Nacional Pecos, no Novo México, Estados Unidos. Também trabalhou diretamente com a terra, criando espaço para encontro e reflexão, na Burnside Farm em Detroit (2017), durante a residência de Equidade Social no Santa Fe Art Institute (2018), trabalhando em colaboração com as mulheres indígenas Tewa Women United. Em Nova York, participou das residências AnnexB (2018), do programa Immigrant Artist Program da fundação NYFA (2020) e do programa Socrates Sculpture Park, para desenvolver uma escultura pública para exposição Monuments Now.  Atualmente é professora do Dia Art Foundation, da Escuelita en Casa e do Garner Arts Center.

Veja mais em: https://www.belfalleiros.com.br/


Renata Cruz

Araçatuba, 1964.
Vive e trabalha em São Paulo.

Em seu trabalho busca criar narrativas abertas e não lineares, que contemplem diversos pontos de vista, valendo-se da apropriação de textos literários, da escuta de relatos e histórias pessoais, e de imagens e fragmentos do mundo.
Formada em Comunicação Visual, UNESP, Bauru SP; Educação Artística, UNAERP, Ribeirão Preto, SP, com cursos como aluna estrangeira na Facultad de Bellas Artes de la Universidad Complutense de Madrid, Espanha e pós graduação em Arte Integrativa pela Anhembi Morumbi. Entre as exposições que participou estão: 2020, Amazona – Instituto Adelina, São Paulo, SP; 2019, Reserva O abismo não nos separa ele nos cerca Espaço Cultural Porto Seguro, São Paulo, SP; 2018, Para sempre e um dia MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP; 2017, Para siempre y un día Galería Blanca Soto Madri, Espanha; 2016, Kaetemiru, time for a change Aomori Contemporary Art Centre Aomori, Japão.

Veja mais em: https://www.renatacruz.net/