Escrita e Imagem, com Rodrigo Petronio

Escrita e Imagem, com Rodrigo Petronio
Zwei Arts

AS ARTES VISUAIS E A ESCRITA CRIATIVA, com Rodrigo Petronio

MARÇO E ABRIL DE 2016

QUINTAS-FEIRAS
MARÇO 03, 10, 17, 24, 31
ABRIL 07, 14, 28

Duração: 8 aulas [2 meses]

Aulas: 3 horas|aula

De 03 de MARÇO a 28 de ABRIL de 2016

Quando: Quintas-Feiras, das 9h às 12h

Total: 48 horas|aula

Certificado: emitimos certificado final de participação na Oficina de Escrita Criativa

Informações e Inscrições: rodrigopetronio@gmail.com

Local: Casa Contemporânea

A Oficina Escrita e Imagem surgiu como um desdobramento dos dez anos de experiência do professor Rodrigo Petronio ministrando oficinas.

Trata-se de uma nova proposta. Os participantes são estimulados a escrever a partir de produções visuais, de sua própria autoria ou de autoria alheia.

Nesse sentido, a Oficina aprofunda de modo complementar essas duas dimensões da criação, a verbal e a visual.

Para tanto, baseia-se em exercícios e em ferramentas transversais, como o biografema, a escrita de si, os cadernos de trabalho e o atlas da memória.

Destina-se a artistas visuais que tenham como objetivo desenvolver textos a partir de sua própria produção ou a partir de produções alheias. Destina-se também a interessados em literatura e em escrita criativa em geral.

A Oficina também se relaciona com o gênero ensaio. Desse modo, dirige-se a críticos de arte, jornalistas, curadores, museólogos e estudiosos em geral, de arte ou de literatura.

Nesse sentido, visa fornecer subsídios criativos a todos que queiram aprimorar as visualidades da escrita ou a escrita das visualidades.

CURRÍCULO BREVE

Rodrigo Petronio é escritor e filósofo. Autor, organizador e editor de diversas obras. Doutor em Literatura Comparada pela UERJ. Desenvolveu doutorado sanduíche como bolsista Capes na Stanford University, sob orientação de Hans Ulrich Gumbrecht. Formado em Letras Clássicas [USP], tem dois Mestrados: em Ciência da Religião [PUC-SP], sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Literatura Comparada [UERJ], sobre arte, literatura e filosofia na Renascença. Atualmente é professor da pós-graduação em História da Arte da FAAP. É membro do Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo [IEB-USP]. Criou e coordena a Oficina de Escrita Criativa e o Curso Livre de Filosofia na Casa Contemporânea. Há quinze anos ministra e coordenada oficinas, grupos de estudos e cursos livres em diversas instituições como o Cavalo Azul, Casa do Saber, a Fundação Ema Klabin, o Sesc e o Museu da Imagem e do Som [MIS], onde criou e ministrou por dois anos o Centro Interdisciplinar de Narratividade. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio. Tem poemas, contos e ensaios publicados em revistas nacionais e estrangeiras. O livro Pedra de Luz foi finalista do Prêmio Jabuti [2006]. A obra Venho de um País Selvagem recebeu o Prêmio Nacional ALB|Braskem [2007], além de ser contemplada com o Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional [2009].

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7536475464385205 Contato: rodrigopetronio@gmail.com