Oficina de Cianotipia com Encadernação

Oficina de Cianotipia com Encadernação
Zwei Arts

Este curso tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento e a pratica de um método de impressão de imagens artesanal do sec. XIX, que utiliza moléculas de ferro sensíveis à luz que conferem a cor azul a este tipo de fotografia.

Além de ser o mais simples dos processos de sensibilização artesanais, a imagem formada é ainda hoje, das mais duráveis. Esse processo permite muitas apropriações e experimentações artísticas.
Com tantas possibilidades que a tecnologia nos oferece, a oficina de cianotipia é uma oportunidade de conhecer e experimentar um processo histórico aplicado na impressão e um livro produzido com técnicas de encadernação artesanal. Impressão de tipografias, texturas, transparências, através de fotograma.
Público: Interessados na aprendizagem dos conceitos de produção de imagens artesanais.
Metodologia: Teoria apresentada com recurso visual e com exercício prático. Dinâmicas individuais e coletivas, envolvendo sensibilização, exercícios e análise de imagens. 
O processo da Cianotipia é aprendido através da prática envolvendo (fotogramas) foto‐contato de objetos, foto‐contato de transparências (negativos).
E posteriormente análises dos resultados e construção de um caderno/livro.
Dias 05 e 12/07, sábados, das 10 às 14h.
Carga horária: 8 horas 
Material necessário aos alunos:: 1 bloco de papel canson A4 
Luvas descartáveis.
Avental impermeável. 
Conteúdo programático:
– Apresentação do curso;
– Projeções de exemplos;
– Preparação dos papéis;
– Demonstração e prática de Cianotipia através de foto‐contato de objetos em papel canson o sol
Segundo Encontro
– Produção 
– Leitura das imagens 
CURRÍCULO BREVE

Magali Medina – Publicitária e Fotografa formada pela Faculdade Cásper Líbero, adquiriu conhecimentos trabalhando como diretora de Arte para  agências entre elas Salem,  Gayotto de Lucca, GREY e W/BRASIL. Em 2000 iniciou a carreira de fotógrafa social freelancer fotografando espetáculos e eventos corporativos.
Participou de exposições Coletivas no Sesc Santo Amaro e Galeria Olido, ambas com livros publicados.  Atualmente também se dedica ao estudo de técnicas alternativas e históricas de revelação fotográfica, vídeos documentais e encadernações artesanais com materiais alternativos.