Filosofia Presente

Filosofia Presente
Zwei Arts

Uma Introdução à Filosofia Contemporânea

Rodrigo Petronio

INTENSIVO

Duração: 4 aulas

De 14 de julho a 17 de julho de 2014

Horário: das 19h às 22h

Total: 12 horas/aula

Local: Casa Contemporânea

EXTENSIVO

Duração: 15 aulas

De 13 de agosto a 26 de novembro

Quando: Quartas-feiras, das 19h às 22h

Total: 45 horas/aula

Local: Casa Contemporânea

A proposta do curso é apresentar algumas das principais vertentes da filosofia contemporânea, como nova ontologia, marxismo renovado, pragmatismo, ceticismo, filosofia da linguagem, a biopolítica, a desconstrução, entre outras. 

O curso pretende, sobretudo, trazer à tona o aspecto interdisciplinar marcante da filosofia contemporânea privilegiando a interação que a Filosofia tem estabelecido com as artes de modo geral (artes visuais, literatura, cinema), bem como com outros saberes, como a psicanálise, a antropologia e com outras ciências. 

Serão abordados alguns dos principais filósofos da segunda metade do século XX e dos dias de hoje, como Gilles Deleuze, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Vilém Flusser, Peter Sloterdijk, Hillary Putnam, Roberto Esposito, Jacques Derrida, Slavoj Žižek, Clement Rosset, Pierre Lévy, entre outros. 

O pensamento contemporâneo consiste em uma releitura criativa de conceitos, autores e obras matriciais da história da Filosofia à luz de questões urgentes da atualidade. Desse modo, esses pensadores têm conseguido abrir novos caminhos para a vida presente e para o pensamento do futuro.