Sobre Livros

Sobre Livros
Zwei Arts

Exposições

Sobre Livros

Exposição - Sobre Livros

A exposição realizada na Casa Contemporânea, pretende colocar em discussão algumas questões do livro de artista na atualidade.

No mundo todo, a conceituação do livro de artista ainda hoje é bastante nebulosa, por ser analisada sob diversos pontos de vistas e se misturar com outras áreas, como a biblioteconomia, comunicação, estética e, sobretudo literatura, sendo, portanto, difícil encontrar seus contornos ou limites. “Johanna Drucker (2004) coloca a noção de que o campo do livro de artista emerge de muitos pontos simultâneos de origem, sendo, portanto, um campo que recusa a noção linear de história”. Acreditamos ser, então, relevante trazer esta linguagem para discussão.

Ulisses Carrión, em seu artigo “El Nuevo Arte de Hacer Libros”, diz: Un libro es una secuencia de espacios. Cada uno de estos espacios es percebido em un momento diferente – un libro es también uma secuencia de momentos. (…) el libro es uma secuencia autónoma de espacio-tiempo.

Nesta citação Carrión se refere ao livro como um objeto espacial e temporal; ao fazer um livro deve-se pensá-lo como um objeto e também como articular este espaço-tempo específico, que só o livro permite/proporciona.

A exposição não tem o objetivo de sanar questões relacionadas ao tema, mas sim propor questionamentos e diálogos, na tentativa de ampliar a discussão sobre o assunto.

Os artistas convidados, em sua maioria, já possuem trabalhos que envolvem o pensamento sobre o livro de artista, porém nesta tentativa de ampliar as possibilidades desta linguagem, convidamos/desafiamos alguns artistas que normalmente trabalham com outras linguagens, a produzir trabalhos que dialoguem com a proposta.

Artistas: Adriana Affortunati, Célia Saito, Fábio Padilha, Fabíola Notari, Felipe Bittencourt, Felippe Moraes, Fernanda Alexandre, Gilda Morassutti, Gustavo Ferro, Rafaela Jemmene, Renata Cruz, Renato Pera e Silvia Maria.

Organização da exposição: Adriana Affortunati e Rafaela Jemmene

Conversa com Artistas

PROGRAMAÇÃO

06 de agosto de 2010 (sexta- feira), 19h: Adriana Afortunatti, Rafaela Jemmene e Renato Pêra

13 de agosto de 2010 (sexta-feira) 19h: Felippe Moraes e Renata Cruz / Mediação: Adriana Afortunatti e Rafaela Jemmene

14 de agosto de 2010 (sábado) 15h: Conversa no Ateliê do Artista Gustavo Ferro – Rua Major Maragliano, 61 / Casa 7

27 de agosto de 2010 (sexta-feira) 19h: Felipe Bittencourt, Fabio Padilha e Silvia M

28 de agosto de 2010 (sábado) 15h às 17h: “Que roupa de couro nada, meu fetiche é por livro”, com Fabio Morais

03 de setembro de 2010 (sexta-feira) 19h: Fabíola Notari e Ulysses Bôscolo

11 de setembro de 2010 (sábado), 15h às 17h: “O Livro de artista como partitura coreográfica”, com Edith Derdyk

17 de setembro de 2010 (sexta-feira) 19h: Coletivo G4 – Célia Saito, Day Mari e Sinval Garcia / Mediação: Adriana Afortunatti e Rafaela Jemmene

Acompanhe pelo site: www.pesquisandolivros.multiply.com